Doenças Transmitidas pela água

Doenças transmitidas pela água

A água imprescindível à saúde humana, mas, quando não tratada, é uma das principais fontes de infecção. Para se proteger, conheça as principais doenças causadas pela água contaminada e quais suas principais características.

Enchentes e falta de tratamento do esgoto estão entre os principais agentes contaminadores da água.

Doenças Transmitidas pela água Doenças Transmitidas pela água

Via Flickr

As doenças transmitidas pela água, em sua maioria, são causadas por micro-organismos presentes na água contaminada por fezes humanas e animais. Esse quadro é crítico, sobretudo em regiões onde não há saneamento básico. Ou seja, o não tratamento do esgoto acaba aumentando as chances de a água que se consome para o banho e alimentação esteja contaminada.

Os sintomas dessas doenças são parecidos, com algumas variações de intensidade, que incluem dores musculares, dor de cabeça, diarreia e vômito. Ao menor sintoma, é preciso procurar um médico e a um convênio médico para afastar qualquer possibilidade de infecção. Do mesmo modo, é necessário realizar um check-up caso tenha se exposto a risco de contágio.

Confira a seguir as principais doenças.

Hepatite A
Contraída por via fecal-oral, a Hepatite A é uma infecção viral. A transmissão se dá por meio de alimentos contaminados diretamente com as fezes de pessoas infectadas, seja pela não higienização das mãos após a evacuação ou por terem sido preparados em água não tratada. Praias, lagos e rios que recebem esgoto não tratado também são foco de transmissão.

Após a infecção, os sintomas que se apresentam são: diarreia, perda de apetite, náuseas, fraqueza, vomito, dores musculares, de cabeça e febre. Em média, uma semana depois surge a icterícia, que é quando a pele e os olhos ficam amarelados.

Cólera
Causada pela bactéria vibrio cholerae, a doença se caracteriza por intenso quadro de diarreia que leva rapidamente à desidratação. Transmitida por via fecal-oral, sobretudo por alimentos contaminados.

Diarreia infecciosa
Pode ser causado por vários agentes como bactérias, germes, vírus e parasitas. As principais bactérias são a Escherichia Col, Salmonella,Shigella, Chlamydia trachomais. Entre os vírus, os principais são o Rotavírus, norovirus, Adenoirus entérico, Pólio e Hepatitis E. Já entre os parasitas se destacam a Giardia amblia, Entameba histolytuca, Isospora belli, Cryptosporidium parvum e Cyclospora cayetanensis.

Leptospirose
Seus principais transmissores são os ratos de esgoto, sendo a doença contraída com o consumo ou contato direto com líquidos e alimentos contaminados com a urina desses roedores. Enchentes aumentam os riscos de contágio. Entre os sintomas se destacam febre, calafrios, dor de cabeça, dores musculares, náuseas, vômitos e diarreia, além dos olhos vermelhos.

Esquitossomose
Conhecida popularmente por “barriga d’água”, é causada pelo parasitaSchidtosoma que vive em águas contaminadas por fezes. Assim como as outras doenças, é contraída principalmente pelo contato e consumo de água contaminada.

 

 

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. cristiane maria dos santos lopes

    qual é a doença pior do brasil?

  2. este site me ajudou muito afazer o trabalho de ciencias

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>