Mudanças no Atendimento para Planos de Saúde

Compartilhe este artigo!

No dia 20 de junho, a Agência Nacional de Saúde (ANS) publicou uma norma com as novas regras a serem seguidas pelos planos de saúde. As empresas terão noventa dias para por em vigor todas as mudanças.

Essas alterações foram necessárias para melhorar o atendimento nos hospitais e clínicas e para garantir que os associados aproveitem devidamente os seus direitos. A partir de então, os beneficiários de convênios médicos contam com prazos máximos para terem acesso a serviços e procedimentos contratados. Assim, o agendamento de consultas deverá variar entre sete e vinte dias úteis no máximo, dependendo da especialidade e de recomendações médicas. E, caso a consulta ou exame sejam simples, o prazo é de três dias.

Novas regras para os planos de saúde Mudanças no Atendimento para Planos de Saúde

(via FreeDigitalPhotos.net)

Outra mudança diz respeito à ausência de rede assistencial, ou seja, quando a operadora ofereceu um serviço no contrato, mas que por razões distintas não consegue ser prestado. Em casos como esse, a operadora deverá garantir atendimento em outro prestador, mesmo que não credenciado, no mesmo município ou o transporte do associado até um prestador credenciado. Nesse tipo de situação, a operadora terá que arcar com as despesas.

As operadoras que não oferecerem essas opções para o atendimento terão que reembolsar os custos assumidos pelo associado, em no máximo trinta dias. As alternativas de reembolso devem constar no contrato, caso contrário, a restituição de valores com as despesas do beneficiário deverá ser integral.

Essas novas regras visam a garantia a todos os usuários de plano de saúde maior facilidade ao acesso de serviços prestados pela operadora e a qualidade na prestação desses serviços. E, caso o beneficiário se sinta lesado ou prejudicado, ele poderá denunciar ou reclamar pelo telefone 0800 701 9656.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>