Principais Doenças do Pulmão

Os pulmões são os principais órgãos do aparelho respiratório. Eles realizam uma troca gasosa que mantêm o equilíbrio do corpo humano, abastecendo o organismo de oxigênio e expulsando o dióxido de carbono. Além disso, eles são responsáveis por expelir os resíduos retirados do sangue. Entretanto, mesmo sendo vitais, as pessoas descuidam desses órgãos, esquecendo-se de sua importância para uma vida mais saudável.

doença no pulmao Principais Doenças do Pulmão

O principal inimigo da saúde dos pulmões. Via Marellinux

Sofrendo constantemente com a poluição, o estresse e o tabagismo os pulmões acabam funcionando inadequadamente. Entre as principais doenças que acometem esses órgãos se destacam a bronquite, a pneumonia e a enfisema.

  • Bronquite
    É a infecção dos brônquios, que são os canais que levam o ar aos pulmões. Seus principais sintomas são a tosse constante, dor, dificuldade ao respirar e expectoração pegajosa. O tratamento deve ser prescrito por um médico, que dará o diagnóstico após verificar a causa da infecção, que pode ser fumo, poluição ou bactérias.
  • Pneumonia
    É um tipo de infecção causada por bactérias, fungos ou vírus. Ataca partes do pulmão e provoca pus e acúmulo de líquidos. Os sintomas mais evidentes são a febre, calafrios, aceleração do pulso, tosse com escarro ou sangue, respiração ofegante e dores de ouvido, garganta, e torácicas. Como a pneumonia pode ser uma complicação advinda de uma gripe mal tratada, é essencial realizar um acompanhamento médico. A maioria dos planos de saúde conta com bons pneumologistas, que identificaram as causas da doença e poderão indicar o tratamento mais adequado.
  • Enfisema Pulmonar
    Essa doença, causada principalmente pelo uso do tabaco, faz com que o pulmão perca a elasticidade necessária para a realização da respiração. Seus sintomas são a fraqueza, falta de ar, perda de peso, constantes inflamações no pulmão, porém há pouca presença de tosse. É importante iniciar o tratamento o mais rápido possível, pois embora a doença possa ser controlada, os danos causados nos pulmões são irreversíveis.

Essas são as principais doenças que acometem o pulmão. Na descrição dos sintomas, causas e tratamentos, é possível perceber a importância de contar com um plano de saúde. Um convênio médico, além de facilitar a prevenção dessas e outras doenças, garante maior eficiência em qualquer tratamento.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>